4 de agosto de 2011

Fotografia

Boa noite pessoas! Segura que esse post vai ser dos grandes.
Outro dia li no Vestida de Noiva um post ótimo. Finalmente alguém falou sobre isso.
Amigos que se acham fotógrafos. Eu já havia pensado muito nisso, mas nunca tinha chegado a tantas conclusões.
        Uma vez, fui num casamento muito, mas muito chique mesmo.Lusho puro. Claro que eu queria ver todos os detalhes e me lembrar depois.. levei a câmera. E, não tive coragem de tirar uma foto se quer. Porque eu sempre me irrito vendo fotos de casamento, batizado, ou outras cerimônias mais protocolares e, no meio do momento lindo, uma câmerazinha, uma mão ou um monte delas, uma pessoa, uma cabeça enorme, uma foto que se estragou.
         Existem famílias muito tecnológicas, onde TODO MUNDO tem uma câmera nova e quer usar. Ou, em que qualquer suspiro tem foto da criança ou da família. Ficam tirando tantas fotos, que não sentem o momento. (eu pelo menos quando estou filmando alguma coisa, não consigo participar da mesma forma) Se a sua família é assim, procure ver fotos onde está todo mundo "registrando" o momento.
         Aconteceu com a nossa. Bodas dos meus pais... Mini Mini-Wedding. 11 pessoas 3 câmeras (desnecessário) , mais a fotógrafa oficial e o assistente dela. A desculpa era que a gente queria vídeos feitos por nós. Péssima ideia. Deveríamos ter deixado uma câmera só pra filmar.. acabou que nem todos (eu) apareceram durante a cerimônia.. pq estávamos filmando. #prapensar

         Esse assunto é delicado, muito delicado. Posso dizer porque eu amo fotografia... e gosto de registrar as coisas. Já tirei foto em muito casamento sim...mas de uns anos pra cá e depois das bodas dos meus pais...sempre sentada, ou de forma discreta e sem o flash né?! Aquela luz vermelhinha antes, o flash, o movimento de pessoas atrapalha.
Sobre o casamento chic que eu fui, tenho todas as fotos hoje... perfeitas, tiradas pela equipe profissional contratada, não me arrependo de não ter tirado fotos no dia.

Hoje penso assim, ok, depois eu vejo as fotos oficiais. Mas e pras noivas?! O que fazer com os tais convidados? A Fernanda Floret deu uma dica. 
" ...Quem sabe deixar nos bancos da igreja, junto com o lencinho “lágrimas de alegria” ou programa da cerimônia, um aviso do tipo “Os noivos pedem que não seja fotografada a cerimônia religiosa para que não haja interferência no trabalho dos fotógrafos oficiais. Contamos com você! Noiva e Noivo”."
       Depois que ela falou isso, pensei noutra coisa. Hoje muitos casais tem o site do casamento né? Um recadinho carinhoso lá... não seria mal...
Sonho seria poder combinar com o fotógrafo da possibilidade, e avisar os convidados que "Depois da festa algumas fotos oficiais estão disponíveis no www...." Assim, os convidados desesperados pra colocar no twitter, facebook e afins... terão fotos lindas, oficiais, e de quebra principal  não terão atrapalhado em nada. E o fotógrafo leva uma propaganda leve...
      Acho feio proibir câmeras na cerimônia, a menos que o local não permita. Mas acho discreto, e que não fica feio pros noivos, pedir pra assessoria ficar de olho nos mais saidinhos.
     Vc entrando na igreja, nem consegue dar aquele olhar de agradecida pela presença, feliz, ou emocionada pra uma amiga/tia/primo PORQUE ELE NÃO ESTÁ OLHANDO PRA VC e sim pra câmera. rs
    
     Tem gente que não gosta de ter foto sua sendo publicada sem autorização, faz bem perguntar aos noivos antes se pode né? Agora, vamos pensar, foto minha na festa ok, dos noivos entrando, dançando, comendo docinho, dizendo sim e sei la mais o que... pergunte a eles. Sobre isso eu tenho uma consideração a fazer... já pensou que muito mais lindas vão ficar as fotos depois? Já percebeu que as oficiais deixam o casamento muito melhor? As cores, o tratamento da foto depois.. pra isso servem os profissionais. Projeto: deixe o casamento do seu amigo/amiga mais bonito divulgando somente fotos perfeitas. que tal? hehe
     Gente, tem tanta coisa que penso a respeito... acho que vou escrever até amanhã. Ok brincadeira. Sobre convidados uns em cima dos outros  tentando tirar foto. Já pensou que pode ser que derrube um arranjo? tenho medo dessas coisas. Então por favor convidados... digo isso pra mim tbm. Vamos ter mais atenção? Afinal... a pessoa só vai viver esse momento uma vez na vida.. que tal colaborar pra que seja sem problemas?
     
     Mas, sabemos que tem quem não se importa, e até gosta de ter muitas fotos depois, de todos os ângulos feitas pelos convidados. E, eu até concordo em partes porque amo fotografia e amigos participando...Tenho alguns amigos que são ótimos fotógrafos profissionais, que se fossem ao meu casamento, e levassem suas câmeras, ia ser muito bom, (foto pra mim, nunca é demais) até mesmo convidados, que na festa, pegassem um lance que a equipe contratada não viu...mas tenho certeza que eles fariam as fotos lindas, sentados de seus lugares, sem esticar o braço pela passarela...
     Então desde que seus amigos não atrapalhem o fotógrafo contratado que vc pagou uma nota pra ter ótimas fotos.não vejo problemas de ter mais pessoas com câmeras nos eventos por aí!
Todo mundo assistindo/participando bonitinho da cerimônia
Uff, terminei. Agora espero o comentário de vcs, e depois desse post, seja o que Deus quiser.. já estou vendo gente abandonar o blog hauhau #assuntopolêmico 
Beijos de boa noite...

4 comentários:

  1. Oi Lay! ufaa, que post grande!
    Eu nunca havia pensado no assunto, mas concordo com você. Porém depende muito do estilo do casamento. O meu por exemplo foi tão discontraído, que não me importei!
    Atrapalha sim os fotógrafos, pois são pequenos detalhes a mais que temos que cuidar para que não estrague uma boa foto.

    P.S. Como fotógrafa, eu me emociono junto com o casamento enquanto trabalho. Consigo prestar atenção em TUDO, até mais do que se não estivesse com a câmera

    ResponderExcluir
  2. É Lay,um assunto delicado mesmo, e eu como fotógrafa gostaria muito que as pessoas seguissem sua linha de pensamento. É tão desagradavel ter que pedir licença pra um convidado, ou ter que fazer contorcinismos pra fugir de um "obstáculo"que eu fui obrigada a colocar no contrato que não me responsabilizo por fotos prejudicdas por convidados e até cinegrafistas(outro assunto polêmico, pois eles também não se importam muito com os fotógrafos). Todos querem ter uma lembrança daquele momentom e querem ser os primeiros a divulgar as fotos do casamento na internet, mas temos que parar e nos fazer outra pergunta: "será que os noivos estão de acordo? Afinal se eu fui convidado, e outros amigos meus não, será que os noivos querem que todos vejam as fotos do casamento, antes mesmo deles (pois estarão em lua-de-mel, provavelmente serão os últimos a verem tais fotos...)? E digo isso pois tenho clientes que não me autorizam a publicar as fotos do evento no blog ou portifólio (sendo que eu fui contratada para registrar o evento). Vou terminando meu "desabafo" porque se não vou entrr no assunto de direito de imagem, e outras rtes técnicas, mas deixo meu apelo de "Ouçam a Lay! Por favor!!!"

    ResponderExcluir
  3. É Lay,um assunto delicado mesmo, e eu como fotógrafa gostaria muito que as pessoas seguissem sua linha de pensamento. É tão desagradavel ter que pedir licença pra um convidado, ou ter que fazer contorcinismos pra fugir de um "obstáculo"que eu fui obrigada a colocar no contrato que não me responsabilizo por fotos prejudicdas por convidados e até cinegrafistas(outro assunto polêmico, pois eles também não se importam muito com os fotógrafos). Todos querem ter uma lembrança daquele momentom e querem ser os primeiros a divulgar as fotos do casamento na internet, mas temos que parar e nos fazer outra pergunta: "será que os noivos estão de acordo? Afinal se eu fui convidado, e outros amigos meus não, será que os noivos querem que todos vejam as fotos do casamento, antes mesmo deles (pois estarão em lua-de-mel, provavelmente serão os últimos a verem tais fotos...)? E digo isso pois tenho clientes que não me autorizam a publicar as fotos do evento no blog ou portifólio (sendo que eu fui contratada para registrar o evento). Vou terminando meu "desabafo" porque se não vou entrr no assunto de direito de imagem, e outras rtes técnicas, mas deixo meu apelo de "Ouçam a Lay! Por favor!!!"

    ResponderExcluir
  4. É Lay,um assunto delicado mesmo, e eu como fotógrafa gostaria muito que as pessoas seguissem sua linha de pensamento. É tão desagradavel ter que pedir licença pra um convidado, ou ter que fazer contorcinismos pra fugir de um "obstáculo"que eu fui obrigada a colocar no contrato que não me responsabilizo por fotos prejudicdas por convidados e até cinegrafistas(outro assunto polêmico, pois eles também não se importam muito com os fotógrafos). Todos querem ter uma lembrança daquele momentom e querem ser os primeiros a divulgar as fotos do casamento na internet, mas temos que parar e nos fazer outra pergunta: "será que os noivos estão de acordo? Afinal se eu fui convidado, e outros amigos meus não, será que os noivos querem que todos vejam as fotos do casamento, antes mesmo deles (pois estarão em lua-de-mel, provavelmente serão os últimos a verem tais fotos...)? E digo isso pois tenho clientes que não me autorizam a publicar as fotos do evento no blog ou portifólio (sendo que eu fui contratada para registrar o evento). Vou terminando meu "desabafo" porque se não vou entrr no assunto de direito de imagem, e outras rtes técnicas, mas deixo meu apelo de "Ouçam a Lay! Por favor!!!"

    ResponderExcluir