19 de janeiro de 2012

{Quibe}


Aqui vai a receitinha que eu prometi ontem na página do Face
Pensando em refeição pra uma pessoa… e como deve ser morar sozinho e ter que fazer a própria comida…
Pesquisei “cozinhando pra um” … e encontrei uma receita de quibe. Eu já estou a vários dias com vontade disso… achei então, que seria uma boa hora pra fazer um post foto-receita.
Fui pra cozinha decidida a testar. Peguei os 500g de triguilho pra já deixar hidratando em 2 litros de água fervente, enquanto eu ia ao mercado.
Indo, a pé. (Importante essa informação) já fui entrando no clima de quem mora só e sem carro. Descobri, que realmente tem que ter ânimo, muita fome, e armário vazio pra se sair de casa e fazer compras.
Bem tranquila com a receita, já sabendo que seria muito fácil, me dirigi ao açougue.
Aí começaram meus desafios. haha Confesso, eu não achei que fosse ser tao difícil ficar naquela fila, olhando e sentindo cheiro da carne crua. Pensei muitas vezes, muitas “foco na receita, foco!”
Depois, em dúvida sobre a quantidade que estava na receita, liguei pra uma amiga… ela confirmou, 1kg de carne moída. Enquanto eu falava com ela a mulher perguntou 1 ou 2 vezes? hahaha COMO? sei lá o que ela estava perguntando… Pra você ver a experiência em carnes que a garotinha aqui tem. Por sorte ainda estava com a amiga no celular… eu só repeti a ela “1 ou 2 vezes?” Duas! você pede pra passar duas vezes!!
Requeijão cremoso e queijo minas… Caixa.
Chegando em casa, outro obstáculo. Como que tempera a carne?? Juro, nunca fiz isso na minha vida, e ainda hoje, quebrei os costumes dessa família e comprei carne aqui pra casa. =s  Descobri que, para cada 1kg de carne, 1 colher de sopa de sal. Soquei o alho(2 dentes) com o sal e um pouco de alecrim. Misturei na carne com uma colher haha (nojinho).
Escorri o triguilho, e espremi para sair toda água. Temperei com mais 2 dentes de alho socado com 1 colher de sopa de sal e mais um “tico” de alecrim pra dar um “xêro”. Mistura tudo, a carne e o triguilho.
Amassei um pouco do queijo com o requeijão.
Agora só começar a modelar, e colocar o recheio dentro de cada um deles. Uff. isso deu trabalho, estava quase colocando tudo numa assadeira… (daí lembrei que não são todas as pessoas que moram sozinhas que tem forno em casa) Achei melhor seguir em frente com as modelagens.
Bem, é que eu fiz muito, pensando em deixar congelado pra sempre que desejar, só fritar, ou assar se quiser ser mais saudável. =D
Para saber se o óleo está bem quente, deixe um palitinho de fósforo lá dentro; a hora que ele queimar, o óleo estará pronto para fritar!
Não sei se você que mora sozinho tem pique, fome, ou armário vazio que te faça andar 10 minutos até o mercado, e volte pra casa sorrindo animado para a cozinha…  Mas, está ai uma dica que não tão saudável, mas gostosa, levemente prática e que pode ser congelada facilmente! =D Também é legal porque rende bastante, e você pode deixar congelado pro dia que aparecerem as visitas, ou um “junta”…. daí você pode levar algo mais do que a bebida !!haha
Beijinhos
Ps: gente! as fotos são minhas =D

2 comentários: